Notícias & Conteúdo

Boi gordo: Diferencial de base Mato Grosso-São Paulo cai para -5,12% em abril, um novo recorde



img


Os dados foram divulgados na noite de segunda-feira (24/5) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea)

Em abril passado, o diferencial de base MT-SP (defasagem da cotação da arroba do boi gordo de uma praça pecuária em relação ao mercado de São Paulo) atingiu -5,12%, o que representou um novo recorde histórico para este mês do indicador, superando a marca de abril 2018 (- 8,55%), o menor número observado até então.
Os dados foram divulgados na noite de segunda-feira (24/5) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Na comparação com março, o indicador de abril teve leve recuo de 0,81 ponto percentual (p.p.), mas em relação ao mesmo mês de 2020, o encurtamento do diferencial de base foi mais expressivo, de 7,96 p.p.
Segundo o Imea, o estreitamento no diferencial de base MT-SP deve-se ao movimento mais intenso de valorização da arroba mato-grossense (3,08%) em abril, em relação ao avanço de preço no mercado paulista (2,21%), na comparação com março.

Em números, a arroba em Mato Grosso ficou na média de R$ 300,55, ante o valor médio de R$ 316,78 registrado no mercado de São Paulo (preços livres de Funrural).
De acordo com Imea, apesar do menor volume de negociações em ambas as praças devido ao recuo no consumo doméstico, as exportações de carne bovina continuaram fortes no mês passado, o que justifica o movimento de alta na arroba.
Para este mês de maio, prevê o Imea, o final de safra poderá melhorar a oferta de gado pontualmente já que a seca se aproxima, porém, o mercado externo pode continuar dando sustento às cotações.

Fonte: Portal DBO