Imea aponta boas oportunidades no mercado futuro do boi gordo aos pecuaristas de MT
Instituto afirma que produtor pode aproveitar o momento atual de alta da arroba e se proteger de riscos de perdas com operações de venda futura da matéria-prima.
Analistas de mercado do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) sugerem que os pecuaristas de Mato Grosso
olhem com mais atenção para o comportamento do mercado futuro do boi gordo, para aproveitar o momento atual de alta da arroba, reduzindo, assim, os riscos de perdas com operações de venda futura da matéria-prima.
“Com o diferencial de base cada vez mais próximo entre Mato Grosso e São Paulo (de apenas – 5,79% em jan.21), o mercado futuro se tornou uma oportunidade mais viável na gestão de riscos contra as oscilações da arroba para o pecuarista mato-grossense”, relata o instituto
Em seu boletim pecuário divulgado nesta terça-feira (2/3),
o Imea apresenta um gráfico que demonstra o comparativo entre o mercado físico já consolidado da arroba em MT e a estimativa dos preços futuros. Nele, é possível verificar que os contratos de mar 2021 a jun 2021 seguem uma tendência de leve queda, chegando a R$ 265,30/@ em jun 2021. No entanto, aponta o Imea, esse movimento se inverte em julho de 2021, com os contratos a valores próximos de R$ 281,08/@ – preço 45,39% maior que o realizado no mercado físico em julho de 2020.
Fonte: Portal DBO