A atividade pecuária
Produção racional com responsabilidade ambiental e utilização de tecnologias de ponta respeitando o meio ambiente, os animais e as pessoas envolvidas, são as palavras de ordem da Fazenda Estrela.
A produção racional utilizou as tecnologias disponíveis, com qualidade e responsabilidade, respeitando o meio ambiente, os animais e as pessoas envolvidas.
O manejo racional das pastagens cultivadas, melhoradas e manejadas através do combate às ervas daninhas invasoras, em épocas estratégicas, mantém os pastos mais novos e em condições ideais. A reforma da pastagem é uma necessidade das nossas áreas produtivas mais antigas. A reestruturação do solo incrementa sua produtividade sustentando os níveis de produção e a qualidade da pastagem, exigida pelos animais, superando os efeitos nocivos de pragas e doenças evitando, assim, sua degradação.
Buscamos a garantia de qualidade e a segurança alimentar exigidas pelo mercado consumidor adotando práticas que as asseguram, aumentando o controle e a governança, protegendo a biodiversidade e trazendo melhoria de qualidade de vida para as comunidades tradicionais.
A Fazenda Estrela aposta em uma nova fase de produção após o desafio inicial do projeto, buscando qualidade do produto final, com a utilização de modernas tecnologias em substituição à produção extrativista. A identificação e controle de fatores que influenciam na produção torna a propriedade mais competitiva, propiciando a redução de perdas de matéria-prima.
A empresa é participante da DeltaGen, que mantém e desenvolve um programa de melhoramento através da análise genética de dados obtidos nas avaliações dos animais no desmame, quando aproximadamente 10% dos machos e 20% das fêmeas são vendidos. Uma segunda avaliação ocorre aos 17-18 meses (sobreano), tendo como resultado a estimação de DEPs. As avaliações são realizadas pela empresa GenSys Consultores Associados S/C Ltda, com sede em Porto Alegre.
O nosso rebanho é formado segundo o conceito de fertilidade, precocidade, velocidade no ganho de peso e carne de qualidade superior, obtendo como resultado o Certificado Especial de Identificação e Produção (C.E.I.P.), conferido aos animais enquadrados no grupo dos 23% superiores.