Logo Fazenda Estrela do Guaporé

Trabalho socioambiental

Procuramos demonstrar que é possível desenvolver atividades agrícolas e pecuárias numa região de inquestionável valor ambiental, sem perder de vista a integração homem-natureza que deve ser a premissa fundamental do negócio.

A Fazenda Estrela busca a valorização do seu produto utilizando tecnologias de produção sustentáveis reduzindo os impactos ambientais da produção, prática fundamental para a manutenção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do equilíbrio climático do planeta.

A busca pela excelência é um fator gerador de empregos e traz benefícios ao grupo de funcionários que, além do trabalho, vivem em comunidade dentro dos limites da propriedade, buscando educação, saúde, moradia e diversão de qualidade para toda a família contribuindo, assim, com a justiça social.

Viveiro

Um projeto racional para adequação das APPs inclui um viveiro com produção mensal de 6.000 mudas de árvores nativas e frutíferas, com o trabalho das mulheres dos funcionários, técnicos parceiros e indígenas.

Por meio do cultivo das mudas em viveiro, o Projeto Viveiro tem por objetivo sensibilizar os alunos, funcionários e moradores sobre a importância da natureza em relação à vida, o papel da recomposição florestal para os mananciais, a melhoria das condições climáticas, a diminuição do efeito estufa e a poluição do ar, entre outros.

Além da Educação Ambiental, o projeto visa fornecer mudas de árvores nativas para recuperação de áreas de preservação permanente e reservas legais e oferecer o excedente da produção para ser comercializada na região, gerando renda para os colaboradores que trabalham no viveiro. Este viveiro também foi implantado em área anexa à escola, favorecendo a participação dos alunos da rede pública de ensino.

OUTROS PROGRAMAS EM EXECUÇÃO

PROJETOS AMBIENTAIS
Coleta e reciclagem de lixo: visa melhorar a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos domésticos, gerados nas casas dos funcionários, por meio da coleta seletiva.

Além de ter o objetivo de tratar corretamente os resíduos, o projeto visa, também, a Educação Ambiental, processo em que os funcionários recebem informações sobre os benefícios ambientais relacionados ao tema como economia de energia e recursos.